Operacionais canadianos estiveram na semana passada em Portugal para treinar técnicas inovadoras de combate a incêndios. A ação preventiva decorreu no Alto Minho e envolveu setenta operacionais, de 10 países.
Foram dias de união entre Portugal e o Canadá, no âmbito do combate a incêndios. Na penúltima semana de janeiro, vários operacionais canadianos foram até ao Alto Minho para treinar técnicas inovadoras de proteção às florestas. A ação preventiva decorreu no contexto do ‘European Trex – Traditional Fire Training Exchange’.
Os exercícios envolveram 70 operacionais, de 10 países. Além do Canadá e de Portugal, participaram na iniciativa bombeiros dos Estados Unidos da América (EUA), Alemanha, Polónia, Espanha, México, Guatemala, Brasil e Equador.
O treino incluiu queimadas controladas nos montes de Cerdal, Taião e Gondomil, em Valença, e em outros pontos do concelho de Paredes de Coura, com uso de fogo tradicional. Estas ações foram complementadas com teste e treino de novos equipamentos e técnicas de ação preventivas, no terreno.
O evento de intercâmbio foi promovido pelo Laboratório Rural de Paredes de Coura e The Nature Conservancy, com o apoio do município de Valença entre outras entidades do Alto Minho.