CFIA VAI ABATER 27.000 FRANGOS DE AVIÁRIO DO SUL DO ONTÁRIO

(AP /Marcio Jose Sanchez)
(AP /Marcio Jose Sanchez)
(AP /Marcio Jose Sanchez)
(AP /Marcio Jose Sanchez)

A agência de inspeção alimentar canadiana (CFIA) vai abater 27 mil frangos de aviário do sul do Ontário, após a confirmação da presença de gripe aviária H5, o segundo caso este mês, noticiou a CTV News.
No sábado, a agência de inspeção confirmou que havia colocado uma quinta criadora de frangos em Oxford County sob quarentena, para controlar a propagação da doença.
De acordo com a CFIA, foram feitos testes iniciais na Universidade de Guelph na sexta-feira, depois de aves na quinta terem morrido repentinamente, durante vários dias. A agência não podia confirmar o número exato de aves que morreram do vírus. No entanto, a agência indicou que todas as aves da quinta iam ser destruídas.
A CFIA vai realizar mais testes para determinar o subtipo e a estirpe do vírus. Também serão realizados testes para confirmar a gravidade da doença, disse a agência em comunicado.
No início deste mês, 29 aviculturas do Ontário foram colocadas debaixo de quarentena, depois que a CFIA confirmou ter encontrado o vírus da gripe aviária H5 num quinta de perus em Woodstock, Ontário.
Aproximadamente 10.000 perus nessa quinta morreram da doença, e os funcionários da CFIA sacrificaram 35.000 aves para travar a propagação do vírus.
Depois de colocar a quinta em quarentena, a agência ampliou a zona de controlo para incluir um raio de 10 quilómetros da zona infetada.
A gripe aviária raramente afeta os seres humanos que não entram em contato próximo com aves infetadas. Esta também não representa um risco quando os produtos avícolas são devidamente tratados e cozidos, segundo a CFIA.

Com arquivos da Canadian Press