Pedofilia na igreja: Cardeal Gérald Lacroix acusado de agressões sexuais

FOTO: WIKIPEDIA
FOTO: WIKIPEDIA

Um alto dirigente da Igreja Católica Romana do Quebec enfrenta acusações de agressão sexual no âmbito de uma ação judicial coletiva contra a arquidiocese de Quebec City. O nome do Cardeal Gérald Lacroix é um dos 15 colocados numa lista de alegados agressores apresentada no âmbito da ação intentada por uma sociedade de advogados.

O cardeal Gerald Lacroix alegadamente terá agredido sexualmente uma adolescente, no âmbito de uma ação coletiva contra a arquidiocese do Quebec, segundo documentos judiciais apresentados na quinta-feira, 25 de janeiro.

Lacroix, de 66 anos, arcebispo do Quebec desde 2011 e cardeal desde 2014, enfrenta acusações de abuso que remontam a 1987 e 1988, quando a vítima tinha 17 anos.

As alegações não foram provadas em tribunal e a arquidiocese não se mostrou disponível para fazer comentários à imprensa do Canadá.

A ação judicial, uma atualização de um processo apresentado pela primeira vez em 2022, inclui os testemunhos de 147 pessoas que afirmam ter sido vítimas de abusos sexuais por parte de mais de 100 padres da arquidiocese, alguns dos quais clérigos de alto nível, afirmou o seu escritório de advogados num comunicado.

A sociedade de advogados Arsenault Dufresne Wee diz diz que a lista alterada ainda tem de ser aprovada pelo Tribunal Superior do Quebec.

O cardeal Gérald Lacroix é agora um dos novos 15 suspeitos de abusos sexuais. A sociedade de advogados identificou ainda 49 novas vítimas dos abusos.