A CBC anunciou o corte de 600 postos de trabalho. Além disso, vai reduzir os seus orçamentos de programação em inglês e francês. Em causa, diz a empresa, estão os “mesmos fatores estruturais que afetam todas as empresas de comunicação social”.
A Canadian Broadcasting Corp. e a Radio-Canada vão acabar com cerca de 600 postos de trabalho. Em causa está um défice orçamental de 125 milhões de dólares.
O organismo público de radiodifusão disse esta segunda-feira, dia 4 de dezembro, que a CBC e a Radio-Canada vão cortar cerca de 250 postos de trabalho cada uma. O resto dos despedimentos deve-se a divisões empresariais. Alguns dos cortes têm efeito imediato, outros serão levados a cabo nos próximos 12 meses.
A empresa identificou ainda cerca de 200 postos de trabalho atualmente vagos que vão ser eliminados.
De acordo com a CBC, os cortes devem-se aos “mesmos fatores estruturais que afetam todas as empresas de comunicação social”. Incluem-se o aumento dos custos de produção, a diminuição das receitas da publicidade televisiva e a concorrência feroz dos gigantes da tecnologia.
A CBC também espera sofrer com reduções do financiamento parlamentar.
A empresa vai ainda reduzir os seus orçamentos de programação em inglês e francês. Está previsto um corte de cerca de 40 milhões de dólares em comissões de produção independente e aquisições de programas.