Investigadores desta primeira missão espacial análoga à Lua, que decorreu na ilha Terceira, nos Açores contaram com o apoio da Michael Page Consulting.
A Michael Page, consultora de Recrutamento Executivo e de Transformação Organizacional, colabora com o projeto CAMões (Caving Analog Mission: Ocean, Earth and Space), a primeira missão espacial análoga à Lua, que decorreu no final de novembro, na Ilha Terceira, nos Açores.
A missão CAMões, a primeira deste tipo em Portugal, reuniu um grupo de cientistas e investigadores na Gruta do Natal, na Ilha Terceira, durante 7 dias, onde poderam treinar, estudar, fazer ciência, testar tecnologias e realizar os seus treinos espaciais e simulação numa estrutura vulcânica muito semelhante às identificadas na Lua e Marte (tubos de lava). Este tipo de estruturas naturais podem ser consideradas excelentes habitats para os astronautas.
O projeto é liderado pela Associação Os Montanheiros e coliderado pelo INESCTEC. Ana Pires coordena o projeto CAMões, e é também a Comandante da missão da “Crew Zero”. Ana Pires em 2018 tornou-se a primeira mulher portuguesa a terminar com sucesso o curso de cientista-astronauta apoiado pela NASA.
A Michael Page Consulting está a assessorar este grupo, intervindo de diferentes formas, no que diz respeito à gestão e desenvolvimento de equipas de alta performance em contextos adversos: realizando o assessment organizacional, através da implementação de ferramentas e entrevistas aos membros da missão, desenvolvendo momentos de grupo que potenciem o trabalho em equipa e outras competências comportamentais, e implementando um plano de comunicação interna que informe, aproxime e motive a equipa antes, durante e após a missão.
Marina Garcia, Senior Manager da Michael Page Consulting, refere: “Em situações desta natureza, em que encontramos um elevado nível de exigência, é crítico que a equipa seja preparada para os desafios que vai encontrar. E isso passa por diagnosticarmos o nível de fit comportamental e técnico para com a função na missão e com o ambiente/ estrutura em causa, desenvolvermos competências-chave com base nos objetivos pré definidos e monitorizarmos o desempenho, voltando a sentar com cada membro da equipa algum tempo após a missão estar concluída”.
Ana Pires, investigadora do INESC TEC, afirma que “A missão da Crew Zero, será uma oportunidade de provar o conceito e de colocar Portugal, a região dos Açores e a ilha Terceira no mapa das missões análogas, oferecendo um local de testes fidedigno e seguro para a comunidade científica nacional e internacional. Pretendemos que Portugal se comece a posicionar e a preparar para os voos espaciais, e na área da exploração humana e robótica.”
A missão CAMões é liderada pela Associação Os Montanheiros e coliderada pelo INESC TEC (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência). Conta com o apoio institucional de várias instituições, incluindo a Universidade Lusófona, da qual o investigador e Professor Associado Dr. Pedro Marques-Quinteiro faz parte, que será um dos membros da equipa da “Crew Zero” e psicólogo da missão. O projeto conta ainda como parceiros visionários, a Câmara Municipal e a Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, cujo apoio tem sido fundamental.