Barcelona, Espanha 13 abr (Lusa) – O ministro dos Negócios Estrangeiros português considerou hoje que o combate moderno ao terrorismo islâmico torna “absolutamente necessária” uma melhor coordenação entre os serviços de informação, quer entre os países europeus, quer com os vizinhos do sul do Mediterrâneo.
“Em termos de terrorismo é exatamente necessário [melhorar o nível de coordenação entre os serviços de informações], não só entre os países europeus como entre os países europeus e os do Magrebe, do Egito ou da orla sul do Mediterrâneo. São coisas absolutamente necessárias para a eficácia do combate”, considerou Rui Machete à agência Lusa, no final de uma sessão de trabalho na reunião ministerial informal UE-Mediterrâneo, hoje em Barcelona.
No entanto, o ministro português considera – e esta foi uma posição bastante abordada nas sessões de trabalho desta manhã – que o trabalho no campo da segurança e do contra-terrorismo tem de ser acompanhado por igual esforço nos campos do desenvolvimento económico e da educação.