Justin Trudeau trocou cumprimentos com o presidente da China. Xi Jinping e o primeiro-ministro canadiano estiveram juntos ontem, numa cimeira em São Francisco, nos Estados Unidos.
O primeiro-ministro Justin Trudeau trocou um cumprimento cordial com o presidente da China, Xi Jinping, na quinta-feira, 16 de novembro, numa cimeira em São Francisco, mas ainda não teve um encontro formal com o chinês, de acordo com uma fonte governamental.
Trudeau também ainda não teve uma conversa à margem da Cooperação Económica Ásia-Pacífico com Xi Jinping, uma vez que os EUA e a China estão a tentar restabelecer o diálogo diplomático.
Trudeau e Xi foram colocados um ao lado do outro durante a foto de família anual da cimeira. O primeiro-ministro foi apanhado pelas câmaras a acenar ao líder chinês com a cabeça.
A última vez que Trudeau falou com Xi Jinping, à margem das conversações do G20, em Bali, na Indonésia, há um ano, deu-se uma troca de palavras tensa.
Xi Jinping confrontou Trudeau e criticou o líder do Canadá por alegadas fugas de informação sobre a reunião à porta fechada. Desde então, as provas de interferência eleitoral por parte do Partido Comunista Chinês levaram o Governo a abrir um inquérito público.
Também foram expulsos diplomatas dos países, numa tentativa de retaliação.