O furto de automóveis está a aumentar no Canadá. De acordo com a Équité Association, a organização que investiga os roubos, o Honda CR-V foi o carro mais furtado no país, no ano passado.
Os 10 modelos de carros mais roubados no Canadá em 2022 foram revelados, uma vez que o furto de automóveis se tornou uma crise no país.
No topo da lista está o Honda CR-V pelo segundo ano consecutivo, com cerca de 5.620 furtos em 2022, de acordo com a Équité Association, que investiga os roubos. O modelo de 2020 foi o mais atingido.
Em segundo lugar está o Dodge RAM 1500 Series com 2.600 furtos e o modelo de 2022 mais roubado, depois em terceiro está o Ford F150 Series, seguido pelo Lexus RX Series e o Toyota Highlander.
A completar a lista estão o Honda Civic, o Jeep Grand Cherokee, o Land Rover Range Rover, o Chevrolet/GMC Silverado/Sierra 1500 Series e o Jeep Wrangler.
Os modelos de carros que entraram na lista dos 10 mais roubados são os mais procurados no estrangeiro, para onde os veículos furtados são frequentemente enviados e vendidos com lucro.
Milhares são enviados do Canadá para África e África Ocidental em particular, partes da Europa e do Médio Oriente.
O problema está a piorar, de acordo com dados da polícia canadiana. As seguradoras pagaram 1,2 mil milhões de dólares só em sinistros de roubo em 2022, de acordo com a Équité.
A Équité afirma que os furtos de automóveis aumentaram 48% em Ontário e 50% no Quebec, em 2022.