Guerra Israel-Hamas: Palestinianos-canadianos reúnem-se com Trudeau

Foto: CBC
Foto: CBC

Justin Trudeau reuniu-se ontem com vários palestinianos-canadianos que têm familiares presos em Gaza. O grupo exige que o Governo federal apele ao cessar-fogo e à criação de um corredor humanitário seguro.

Justin Trudeau diz ter tido uma “conversa boa e ponderada” em Toronto, esta quarta-feira, dia 1 de novembro, com um grupo de palestinianos-canadianos que têm familiares presos em Gaza, por causa da guerra entre Israel e o Hamas.

O grupo exige que o Canadá peça um cessar-fogo imediato e um corredor humanitário seguro. O objetivo é entregar alimentos e água aos 2,2 milhões de habitantes de Gaza, a par de combustível para os hospitais.

O primeiro-ministro do Canadá não fez mais comentários após a reunião de uma hora no Metro Toronto Convention Centre. Trudeau esteve em Toronto a propósito do primeiro dia da Cimeira Económica de Ontário, um evento anual organizado pela Câmara de Comércio da província.

De acordo com a porta-voz do grupo de palestinianos-canadianos que se reuniu com Trudeau, o primeiro-ministro ouviu as suas exigências. Ainda assim, Reem Sultan não tem a certeza qual será o resultado da reunião.

“Os próximos dias dirão como correu esta reunião”, disse, acrescentando que foi uma boa conversa.

“Houve uma mudança. E esperamos que haja mais para os milhares de crianças que foram assassinadas. Para que esta loucura acabe, é isso que estamos à espera. Estamos à procura de um cessar-fogo completo para as crianças, para as crianças inocentes que estão a morrer”, acrescentou.

O grupo quer que o Canadá use a sua estreita relação com Israel para pressionar a evacuação segura das famílias palestinianas-canadianas presas em Gaza, como fez e tem feito com os israelitas-canadianos. Reem Sultan diz que os membros da sua família que se encontram em Gaza foram informados de que não podem ter garantias de segurança.

De acordo com o Governo federal, há mais canadianos na Faixa de Gaza do que estrangeiros de muitos outros países.