A presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow e o premier de Ontário, Doug Ford, registam “grandes progressos” no sentido de um novo acordo para Toronto após a segunda reunião.
A autarquia municipal debate-se com um buraco orçamental de 1,5 mil milhões de dólares; os dirigentes voltam a pedir a ajuda do Governo federal.
O premier de Ontário, Doug Ford, e a presidente da Câmara de Toronto, Olivia Chow, afirmam estar a “fazer grandes progressos no sentido de conseguir um novo acordo para Toronto”, numa altura em que a cidade se debate com um buraco orçamental de 1,5 mil milhões de dólares.
Os dois reuniram-se no dia 30 de outubro – a segunda reunião em mais de um mês – para receberem informações atualizadas do grupo de trabalho formado para resolver a grave situação financeira da cidade.
Segundo uma declaração conjunta emitida após a reunião, o grupo de trabalho reuniu-se seis vezes nas últimas semanas e desenvolveu um entendimento comum da situação financeira da cidade.
Ottawa tem um papel importante a desempenhar, dizem os dirigentes
Na declaração, a Presidente da Câmara e o premier afirmam que, ao procurarem soluções a longo prazo, o governo federal tem também um papel importante a desempenhar.
“Toronto é a cidade mais populosa do Canadá e é o maior contribuinte municipal para a economia do país. Se não forem resolvidos, os problemas que a cidade enfrenta, incluindo o alojamento dos requerentes de asilo, repercutem-se na região em geral”, lê-se no comunicado.
Pouco antes da primeira reunião oficial entre os dois líderes, a província anunciou que iria gastar 26,4 milhões de dólares para ajudar a alojar os requerentes de asilo em Toronto, depois de os refugiados que não tinham para onde ir estarem a dormir nas ruas da cidade devido a um sistema de abrigos sobrecarregado.
Toronto receberá 26,4 milhões de dólares desse total.
Chow encontrou-se com Chrystia Freeland, ministra das Finanças, pela primeira vez em Toronto no final do mês passado, como parte de uma série de reuniões com funcionários federais para tratar do défice da cidade.
Ambas tiveram “a oportunidade de discutir como os governos municipal e federal podem trabalhar juntos para garantir que Toronto prospere”, disse Olivia Chow no X, a plataforma anteriormente conhecida como Twitter.