Os profissionais da educação da Elementary Teachers’ Federation of Ontario (ETFO) deram luz verde a um novo acordo de quatro anos. O Governo provincial apela agora a que os professores do ensino básico sigam o exemplo.
80% dos profissionais da educação da Elementary Teachers’ Federation of Ontario (ETFO) votaram a favor de um novo contrato de quatro anos com o Council of Trustees’ Associations e o Governo de Ontário.
O acordo engloba 3.500 trabalhadores, incluindo educadores de infância, pessoal de apoio à educação e pessoal de apoio profissional. É válido de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2026.
O sindicato diz que os membros mostraram “o seu apoio a um acordo central de quatro anos que aborda muitos de seus principais objetivos de negociação, incluindo aumentos salariais, manutenção do financiamento para os níveis atuais de benefícios, aprendizagem profissional paga, segurança no emprego e um fundo de apoio aos estudantes”.
Em setembro, foi alcançado um acordo provisório com os trabalhadores da educação da ETFO, que conduziu à votação.
Em outubro, os professores do ensino básico, por sua vez, votaram unanimemente (95%) a favor de uma greve, se necessário. Essas negociações ainda estão a decorrer e não foi anunciado um prazo para a paralisação.
Para o ministro da Educação de Ontário, a ameaça de greve é “extremamente dececionante”. Stephen Lecce celebrou o acordo com os trabalhadores da ETFO esta segunda-feira, dia 23, apelando a que os professores do ensino básico sigam o exemplo.
“Esta é uma lembrança positiva de que, quando os sindicatos colocam as crianças em primeiro lugar, podemos conseguir acordos que proporcionam estabilidade aos pais e continuidade de aprendizagem para os seus filhos”, afirmou.
“Com a esmagadora maioria dos membros dos sindicatos a apoiar as propostas do Governo provincial, é altura de os outros sindicatos de professores avançarem, acabarem com o atraso e chegarem a um acordo que garanta três anos completos de aprendizagem ininterrupta para todos os alunos de Ontário.”