Inflação no Canadá: Retalhistas chamados a testemunhar no Parlamento

Foto: Kampus Production/Pexels
Foto: Kampus Production/Pexels

As grandes cadeias de supermercados do Canadá foram chamadas ao Parlamento para falarem sobre a sua promessa de estabilizarem os preços. Os retalhistas têm até ao dia 2 de novembro para apresentarem planos para combater a inflação nos bens alimentares.

Uma comissão da Câmara dos Comuns pediu às principais cadeias de supermercados do Canadá para explicarem os seus planos para estabilizar os preços dos alimentos.

A comissão aprovou uma moção do NDP na quinta-feira, dia 19, para convidar os executivos do retalho, e convocá-los se necessário, para testemunharem sobre as medidas que as suas empresas estão a tomar para enfrentar a inflação alimentar.

Isto acontece depois de o ministro da Indústria ter anunciado que as empresas apresentaram ao Governo planos para fazer face à subida dos preços. De acordo com François-Philippe Champagne, as medidas incluem descontos, congelamento de preços e campanhas de correspondência de preços.

No entanto, a maior parte das cadeias de retalho não confirmou pormenores sobre estes planos e Champagne disse recentemente que desejava que fossem mais abertos com o público relativamente aos seus compromissos.

A comissão parlamentar quer que os retalhistas apresentem os seus planos até 2 de novembro. Convidou também Champagne e a ministra das Finanças, Chrystia Freeland, a comparecerem para responder a perguntas.