Sobeys em Vaughan: Funcionários abandonaram o trabalho como início de greve

Correio da Manhã Canadá

Mais de 100 empregados da Sobeys, em Vaughan, abandonaram o trabalho no domingo, dia 15 de outubro, no que dizem ser parte do início de uma greve contra o gigante das mercearias. A cadeia de supermercados diz-se “desiludida” com a decisão, mas acredita que apresentou um acordo “justo”.

Os empregados da Sobeys no centro de distribuição de Vaughan entraram em greve.

Numa série de publicações no X, anteriormente conhecido como Twitter, o Teamsters Local 419 afirmou que os membros do seu sindicato que trabalham neste centro de distribuição votaram esmagadoramente a favor da ação laboral devido a “uma oferta baixa” no âmbito das negociações e a outras queixas. A greve começou oficialmente no sábado, dia 14 de outubro.

“Cada centro de distribuição de mercearias pode gerir entre 80 e 150 lojas, pelo que acreditamos que isto irá definitivamente afetar a cadeia de supermercados”, afirmou Jason Sweet, presidente e principal responsável do sindicato.

“De momento, não estão previstas quaisquer conversações. Os membros estão mais fortes do que nunca e dispostos a fazer o que for preciso.”

O sindicato disse que as conversações entre a cadeia de supermercados e os membros do sindicato foram interrompidas no início da semana passada.

Na linha de piquete, Chophel Tseten, um capitão da greve, disse que os salários são o principal ponto de discórdia dos membros, mas eles também esperam melhorias nas pensões e benefícios.

A Sobeys disse estar “desapontada” com a decisão de fazer greve, numa declaração à imprensa.

“Negociámos diligentemente com os Teamsters para chegar a um acordo e acreditamos que apresentámos uma oferta justa e competitiva no mercado”, afirmou a empresa.

A Sobeys diz que está pronta para voltar à mesa de negociações e espera uma “resolução rápida”.

Os trabalhadores estão a entrar em greve alguns meses depois de milhares de funcionários do Metro terem terminado a sua greve de um mês, em agosto.