Estudo de habitação: Royal LePage refere que preços das casas continuam a estabilizar

FOTO: UNSPLASH
FOTO: UNSPLASH

Os preços das casas continuam a estabilizar. A Royal LePage tinha previsto que o preço terminaria o ano 8,5% mais alto do que no final de 2022, mas agora está a baixar essa previsão para 7%. Só em Calgary é que os preços das casas vão aumentar de forma considerável.

Os preços das casas devem manter-se relativamente estáveis durante o resto do ano, de acordo com a Royal LePage, que está a rever a sua previsão para o final do ano, devido ao abrandamento da atividade imobiliária e às elevadas taxas de juro.

O último inquérito sobre os preços da habitação, divulgado na quinta-feira, 12 de outubro, revelou que o preço total de uma casa no Canadá aumentou 3,6% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o ano anterior, para 802.900 dólares, mas diminuiu 0,8% em relação ao trimestre anterior.

A Royal LePage tinha previsto anteriormente que o preço agregado terminaria o ano 8,5% mais alto do que no final de 2022, mas agora está a suavizar essa previsão para 7% em relação ao ano anterior.

As regiões da Grande Toronto e de Vancouver viram os preços das suas casas diminuírem 2,8% e 1,8%, respetivamente, em relação ao trimestre anterior, o que contribuiu para a ligeira diminuição a nível nacional.

Em todo o país, apenas Calgary deverá registar aumentos de preços superiores aos anteriormente previstos, contrariando a tendência nacional. A empresa prevê agora que o preço agregado das casas na cidade termine o ano com um aumento de 9,5% em relação ao final de 2022.