Um centro de resgate de animais em Montreal promoveu um dia de adoção gratuita, no feriado do ‘Thanksgiving’. O abrigo diz-se sobrecarregado com animais que precisam de um novo lar. Centenas de pessoas aderiram à iniciativa.
A Montreal SPCA organizou um dia de adoção gratuita na segunda-feira de Ação de Graças, uma vez que o abrigo está sobrecarregado com animais de estimação.
Centenas de pessoas aderiram à iniciativa, formando uma grande fila, que cobriu quatro quarteirões.
Os interessados em adotar um animal esperaram durante horas, debaixo de chuva fria, na expetativa de poupar até 550 dólares em taxas de adoção.
O centro de resgate diz acolher atualmente centenas de animais, incluindo de raça, que precisam de um novo lar.
Quem foi até ao centro adotar gratuitamente, revela que a iniciativa foi muito útil, tendo em conta que a subida do custo de vida dificulta a compra de um animal.
Mas, de acordo com o Montreal SPCA, é precisamente a inflação que tem levado ao abandono crescente de animais.
O abrigo diz-se completamente sobrelotado e tem uma lista de espera de mais animais que precisam de ser acolhidos.
“É uma loucura”, afirma Laurence Massé, diretora adjunta da SPCA. “Pensámos que depois da pandemia iria abrandar um pouco, mas devido à inflação aumentou.”
A Associação Veterinária do Quebec sublinha que quem quer adotar um animal deve esperar gastar 2.400 dólares anuais por um gato e entre 2.700 e 3.400 dólares por um cão. O custo de um coelho é mais baixo, estimado em 1.500 dólares por ano.
Para além da alimentação, as despesas incluem exames anuais, tratamentos antiparasitários, cuidados de higiene, brinquedos e licenças necessárias em determinadas jurisdições.