Saúde em Ontário: Associação de farmacêuticos quer prescrever contracetivos

Os farmacêuticos de Ontário podem agora diagnosticar e tratar 19 doenças comuns, mas continuam a não poder prescrever contracetivos ou contracetivos de emergência. A Associação de Farmacêuticos de Ontário diz que poder prescrever contracetivos deve ser a próxima possibilidade.

O diretor executivo da Associação de Farmacêuticos de Ontário, Justin Bates, diz esperar que os farmacêuticos de Ontário possam prescrever contracetivos e contracetivos de emergência até ao próximo ano. Bates afirma que a capacidade de prescrever estes medicamentos é necessária para resolver os problemas de saúde das mulheres.

Os comentários de Bates surgem depois de o Governo provincial ter anunciado, no dia 1 de outubro, a expansão dos poderes de prescrição dos farmacêuticos para incluir medicamentos para a acne, aftas, assaduras, infeções por fungos, vermes parasitas, náuseas e vómitos durante a gravidez.

Estas seis doenças vêm juntar-se a 13 patologias comuns para as quais os farmacêuticos de Ontário já estavam autorizados a prescrever tratamento, incluindo conjuntivite, cólicas menstruais e infeções do trato urinário.

De acordo com dados da Associação Canadiana de Farmacêuticos, os farmacêuticos de todas as províncias, exceto Ontário, Manitoba e os três territórios, podem prescrever contracetivos e contracetivos de emergência.

A direção do Ontario College of Pharmacists aprovou a lista proposta de 17 doenças em 19 de setembro.

A lista de doenças terá de ser divulgada para consulta pública antes de os farmacêuticos poderem receber autorização de prescrição.

Para além dos contracetivos e da contraceção de emergência, as receitas para doenças em análise incluem insónias, piolhos e disfunção erétil.

Bates diz que o processo não deverá estar concluído antes de 2024.