Urgências em Ontário: Visitas de adolescentes por distúrbios alimentares disparam na pandemia

Falamos agora de saúde, em Ontário. As urgências registaram um pico de visitas durante a pandemia, por adolescentes com distúrbios alimentares. A conclusão consta de um estudo, publicado esta terça-feira.

s primeiros 30 meses de pandemia em Ontário ficaram marcados por uma subida drástica de visitas às urgências por adolescentes com distúrbios alimentares.

Um novo estudo, publicado esta terça-feira, dia 3 de outubro, revela que as visitas e os internamentos no âmbito destas perturbações foram liderados por doentes dos 10 aos 17 anos.

Os investigadores usaram dados provinciais de dois períodos: de janeiro de 2017 a fevereiro de 2020 e de março de 2020 a agosto de 2022.

Verificaram que a taxa de visitas às urgências no grupo etário dos 10 aos 17 anos foi de 7,38 por 100 mil no último período, um aumento de 121% em relação à taxa esperada de 3,33, com base nas tendências pré-pandémicas.

Os internamentos também aumentaram entre os adolescentes, em 54%, mas diminuíram em todos os grupos etários adultos.

O estudo, publicado no Canadian Medical Association Journal, revelou também que as visitas às urgências por distúrbios alimentares foram 13% mais elevadas do que o esperado entre os jovens adultos dos 18 aos 26 anos.

Não se sabe se os adolescentes em causa desenvolveram um distúrbio alimentar durante a pandemia ou se a sua patologia pré-existente se agravou.

De acordo com os investigadores, o que é claro é que a pandemia afetou os adolescentes de forma diferente dos adultos, devido à sua fase de desenvolvimento. O isolamento, a perda de atividades escolares e extracurriculares e a forte influência da comunicação social foram considerados fatores de risco para os adolescentes.