Eleição no Parlamento: Greg Fergus eleito novo ‘speaker’ da Câmara dos Comuns

Um acontecimento raro na história do Canadá teve lugar na manhã de hoje, já que os membros do Parlamento elegeram um novo ‘Speaker’ para a Câmara dos Comuns. O deputado liberal Greg Fergus foi o eleito na sequência da eleição realizada por escrutínio secreto.

Anthony Rota demitiu-se do cargo de ‘Speaker’ há uma semana, no meio de uma controvérsia internacional sobre as suas ações durante uma recente visita do presidente da Ucrânia.

Rota convidou um veterano que serviu numa unidade nazi na Segunda Guerra Mundial para o hemiciclo da Câmara dos Comuns e pediu aos deputados e dignitários que aplaudissem o homem como um herói.

Um grupo de deputados conservadores, liberais e do NDP, bem como a líder do Partido Verde, Elizabeth May, anunciaram o seu interesse em assumir o cargo. Também, como já anunciamos aqui, a luso-canadiana Alexandra Mendès decidiu candidatar-se pela segunda vez a ‘Speaker’ do Parlamento canadiano.

Esta terça-feira, dia 3 de outubro, os candidatos tiveram a oportunidade de fazer um breve discurso aos colegas deputados, antes de votarem anonimamente numa eleição por ordem decrescente.

O deputado liberal Sean Casey deu início aos discursos, afirmando que é necessário um reinício na Assembleia no que diz respeito ao decoro, enquanto a deputada liberal Alexandra Mendès afirmou que, acima de tudo, é necessário civismo.

O deputado conservador de Nova Scotia Chris d’Entremont, que foi recentemente vice-’Speaker’ da Câmara dos Comuns, disse que, para ele, é importante proteger o direito dos deputados a falar no Parlamento e que o seu comportamento calmo e franco-canadiano seria ideal para o cargo.

A líder do Partido dos Verdes, Elizabeth May, que fez o seu discurso virtualmente devido a problemas de saúde, disse que se candidatou para poder dar a conhecer as suas preocupações: que o próximo ‘Speaker’ cumpra as regras.

O deputado liberal Peter Schiefke prometeu que, se fosse eleito, iria criar uma política de diligência devida para os convidados do ‘Speaker’ da Câmara dos Comuns. O deputado também disse que iria pedir desculpa ao seu homólogo na Ucrânia pela questão que levou à demissão do seu antecessor.

O deputado liberal Greg Fergus, que os conservadores consideram ser a escolha do primeiro-ministro, afirmou que todos os deputados do Parlamento têm mais em comum do que querem admitir e que ele iria liderar com firmeza, ponderação e colaboração.

Foi o deputado Greg Fergus eleito o novo ‘Speaker’ da Câmara dos Comuns, na sequência da eleição realizada por escrutínio secreto. E o seu primeiro desafio será ajudar o Parlamento a virar a página do embaraçoso incidente com Yaroslav Hunka.

Fergus, que representa a região de Hull-Aylmer, no Quebec, perto de Ottawa, é o primeiro ‘Speaker’ negro da Câmara dos Comuns.

Os especialistas dizem que este é um caso para os livros de história, porque está a acontecer a meio da sessão e não depois de uma eleição federal – algo que só aconteceu duas vezes antes.