A primeira associação portuguesa em Toronto celebrou no passado sábado 67 anos. O First Portuguese, que também conta com uma escola com 60 anos, foi palco de festa, que incluiu a entrega de certificados a estudantes.
O First Portuguese Canadian Cultural Centre of Toronto celebrou no passado sábado, dia 23 de setembro, o seu 67.º aniversário.
A festa reuniu sócios e amigos e contou com a presença de figuras políticas como a deputada federal por Davenport, Julie Dzerowicz , e o cônsul-geral de Portugal em Toronto, Joaquim do Rosário.
À CMCTV, a diretora de operações da associação diz que o aniversário representa “um feito muito grande para a comunidade”.
O centro de dia para os seniores é apenas um de vários serviços que o First Portuguese presta à comunidade. A associação também promove campos de férias e tem um pequeno ‘daycare’, com cinco crianças. Além disso, uma das maiores apostas do First Portuguese é a sua escola, que soma 60 anos e que, atualmente, ensina português a perto de 60 alunos.
E porque a escola do First Portuguese é tão importante, a festa de aniversário também serviu para entregar certificados do Instituto Camões aos estudantes da associação.
O melhor aluno recebeu ainda um prémio da Caixa Geral de Depósitos. Presente no evento, a representante do banco, Marisol Ribeiro, explicou que o reconhecimento foi feito no âmbito de uma parceria com o Instituto Camões.
Além dos alunos, o próprio First Portuguese recebeu um presente, não fosse o grande aniversariante do dia: um cheque de 65 mil dólares, doado pela Rama Gaming House.
A vice-presidente da direção recordou os tempos mais difíceis, enfrentados pela associação. Hoje, contudo, o centro está em boa saúde.
E para continuar, diz quem está à frente do First Portuguese, é preciso que a comunidade se associe ao projeto. Uma das formas de assegurar a manutenção do centro é inscrever as crianças lusodescendentes na escola de português. Não só pela continuidade da associação, mas também pela própria conservação da língua portuguesa no Canadá.