A expansão da linha azul do metro de Montreal foi mais uma vez adiada. O anúncio foi feito ontem pela autoridade de trânsito da cidade, a Société de transport de Montréal.
Os habitantes da zona oriental de Montreal vão ter de esperar um pouco mais para poderem utilizar a linha azul do metro até casa.
A autoridade de trânsito da cidade, a Société de transport de Montréal (STM) anunciou na terça-feira, 26 de setembro, que a tão esperada extensão da linha azul foi novamente adiada por mais dois anos.
As equipas dizem que, enquanto procuravam as máquinas e os empreiteiros de que necessitavam, descobriram que o calendário que tinham em mente não era possível dentro do orçamento.
“Nessas discussões, os concorrentes manifestaram alguma preocupação com o atraso da execução”, disse Éric Alan Caldwell, presidente do conselho de administração da Société de transport de Montréal.
O concurso público foi lançado e as autoridades dizem que têm um orçamento de 6,4 mil milhões de dólares para concluir tudo.
O vencedor do concurso vai ser responsável pela construção de um túnel, utilizando uma máquina de perfuração para o efeito, e pelos trabalhos de preparação do terreno para algumas das futuras estações.
O projeto tem sofrido atrasos de décadas. Em março do ano passado, registaram-se avanços quando as autoridades anunciaram que já estavam a comprar uma máquina de perfuração de túneis.
Embora a presidente da Câmara de Montreal, Valérie Plante, lamente os atrasos, disse que vale a pena esperar pela linha azul.
O vencedor da licitação será anunciado no próximo ano. A linha azul só deve começar a funcionar em 2030.