Demissão no Parlamento: Novo ‘speaker’ é eleito pelos deputados no dia 3 de outubro

Foto: Anthony Rota/Facebook
Foto: Anthony Rota/Facebook

Hoje é o último dia de Anthony Rota enquanto ‘speaker’ do Parlamento canadiano. O seu substituto será eleito pelos deputados na próxima terça-feira, dia 3 de outubro.

Quarta-feira, dia 27 de setembro, fica na história da política canadiana como o último dia de Anthony Rota no cargo de ‘speaker’ do Parlamento. Após a polémica homenagem, na Câmara dos Comuns, a um veterano que lutou pelos nazis, Rota demitiu-se e a disputa pelo seu lugar não tardou.

No último dia de Rota, Chris d’Entremont confirmou que se vai candidatar ao lugar. O vice-‘speaker’ da Câmara dos Comuns deu conta de conversas entre os partidos e da oposição e disse que o objetivo é eleger um deputado dessa ala, dada a sua influência combinada sobre o Governo minoritário dos liberais.

Um dia antes, os deputados decidiram dispensar os vice-‘speakers’ da responsabilidade de presidir aos trabalhos do Parlamento, até que haja um substituto para Rota. Em vez disso, o deputado do Bloc Quebecois e decano do Parlamento, Louis Plamondon, assume o cargo temporariamente até à eleição do novo ‘speaker’.

Entretanto, este período provisório fica marcado pelo fim de semana prolongado do Dia Nacional da Verdade e da Reconciliação.

Quando a sessão for retomada na terça-feira, 3 de outubro, a primeira ordem de trabalhos é a histórica eleição de um novo ‘speaker’ por escrutínio secreto.