Inflação no Canadá: Visitas a bancos alimentares aumentam 51% na GTA

As visitas aos bancos alimentares na Área Metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA) aumentaram 51% desde o ano passado. Quem o diz é o Daily Bread. A organização explica o fenómeno com o aumento do custo de vida.

A procura por bancos alimentares não para de subir na Área Metropolitana de Toronto (Greater Toronto Area – GTA). O alerta é do Daily Bread, que revela que as visitas a estas instituições na GTA aumentaram 51% desde o ano passado. Os números foram avançados no evento de lançamento da campanha de ‘Thanksgiving’ da organização.

De acordo com o Daily Bread, em agosto, a região registou 274,521 visitas. Ao que diz, o aumento da procura está relacionado com o crescente custo de vida. Todos os meses, 12.500 habitantes recorrem aos bancos alimentares de Toronto pela primeira vez.

O Daily Bread apela a que a população pressione o Governo, para reverter o cenário. Durante a pandemia, o executivo federal injetou mais de 200 milhões de dólares num fundo de segurança alimentar, mas o apoio, entretanto, acabou. E agora, sublinha a instituição, os custos dos alimentos estão 12 vezes mais altos do que antes da pandemia.

“A crise de insegurança alimentar de Toronto continua a não mostrar sinais de abrandamento”, lamenta o Daily Bread, acrescentando que “ninguém deveria ter de depender da caridade para obter comida”.

Perante este cenário, a organização espera angariar 3,8 milhões de dólares e recolher mais de 90.718 quilos de donativos alimentares até ao final de outubro.

Enquanto isso, um novo relatório do Food Banks Canada revela que quase sete milhões de canadianos enfrentam dificuldades para pôr comida na mesa.