Marc Miller considera dar a cidadania canadiana aos imigrantes, através de um simples clique na internet. O ministro federal da Imigração disse aos jornalistas no dia de ontem que são precisas opções tecnológicas para facilitar o processo.
O novo ministro da Imigração está a considerar a possibilidade de dar a cidadania canadiana aos imigrantes, através de um simples clique na internet.
“Não se deve encarar estes momentos de ânimo leve, mas precisamos de opções tecnológicas”, disse Marc Miller aos jornalistas na última segunda-feira, 25 de setembro.
Os documentos de consulta publicados online referem que os novos regulamentos deveriam entrar em vigor em junho deste ano, mas o Governo não tem dito nada sobre os planos desde então. Marc Miller pediu a opinião do público.
“Ouvi os canadianos e os defensores da importância de estar presente. Também vi a importância de estar de forma virtual, quando não há dúvidas sobre a lealdade ou a cidadania ou o juramento de alguém ou a seriedade com que deve assumir a cidadania canadiana”, disse ainda Marc Miller.
“Trata-se de manter as opções em aberto no século XXI”.
Para o ministro, a medida torna-se mais importante para quem vive em comunidades remotas ou rurais, que não deveriam ter de conduzir longas distâncias para fazer o juramento da bandeira.
O Governo espera que a participação presencial diminua ainda mais quando a opção de um simples clique for introduzida.
Mesmo com as cerimónias virtuais aplicadas durante a pandemia, mais de 68 mil cidadãos estão desde 23 de julho à espera de prestar juramento e usufruir de todos os benefícios da cidadania canadiana.