Primeiras Nações: Manifestações exigem buscas de restos mortais em aterro sanitário

Foto: Zarko Zlicic
Foto: Zarko Zlicic

Manifestações em todo o Canadá exigem que os governos procurem no aterro sanitário as mulheres indígenas assassinadas. O Queens Park em Toronto foi o palco escolhido para o protesto contra o silenciamento das mulheres das Primeiras Nações.

A estrada no conhecido cruzamento do centro da cidade de Winnipeg ficou vermelha quando os manifestantes se reuniram para reclamar da inação do Governo na busca dos restos mortais de duas mulheres das Primeiras Nações num aterro sanitário.

As pessoas gritavam “Procurem no aterro!” e “Tragam as nossas mulheres para casa!”, enquanto a tinta vermelha era derramada no pavimento, acabando por formar a forma de um vestido na Portage Avenue e Main Street, esta quinta-feira, dia 21 de setembro.

Muitos vestiram roupas vermelhas, enquanto outros tinham marcas de mãos vermelhas no rosto para protestar contra o silenciamento das mulheres indígenas.

Os cânticos continuaram, enquanto os manifestantes percorriam o centro da cidade, com alguns condutores a buzinarem em sinal de apoio.

A pressão tem vindo a aumentar desde que a premier de Manitoba, Heather Stefanson, disse no mês passado que o seu Governo não apoiaria uma busca no aterro privado Prairies Green, a norte da cidade, porque poderia expor os investigadores a material tóxico.

Famílias e líderes indígenas reuniram-se com vários níveis de governo para discutir um estudo de viabilidade financiado pelo Governo federal. O estudo concluiu que uma busca no aterro é viável, mas que seriam necessárias muitas medidas para reduzir o risco para os trabalhadores. O custo do estudo pode chegar a 184 milhões de dólares.

Um porta-voz disse que o Governo de Manitoba não alterou a sua posição relativamente à busca no aterro, citando a necessidade de proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores e a necessidade de “proteger a integridade de um processo da Justiça de Manitoba contra o alegado assassino”.

No entanto, os apelos a uma busca espalharam-se de costa a costa.

No dia 20 de setembro, realizou-se uma manifestação de solidariedade à porta da Galeria de Arte de Vancouver. 23 de setembro foi a data escolhida para outro protesto, em frente ao Confederation Building, em St. John’s, em Newfoundland and Labrador (N.L.). No dia 21, o Queens Park em Toronto foi também palco de solidariedade com as manifestações a ocorrerem em frente ao edifício do Parlamento Provincial.