Política de Ontário: Gabinete do premier confirma demissão do deputado Kalled Rasheed

Foto: Facebook/Kalled Rashid
Foto: Facebook/Kalled Rashid

O ministro da Prestação de Serviços Públicos e empresariais de Ontário demitiu-se do seu cargo e da bancada dos conservadores progressistas, depois de os registos mostrarem relatos contraditórios sobre uma viagem a Las Vegas, que foi investigada pelo comissário para a integridade da província.

O gabinete do premier Doug Ford confirmou a demissão do deputado Kaleed Rasheed numa breve declaração divulgada na tarde do dia 20 de setembro. No entanto, acrescenta que, se o comissário para a integridade o ilibasse, ser-lhe-ia “dada a oportunidade de regressar ao caucus”.

O comissário para a integridade, J. David Wake, analisou a viagem no âmbito da sua investigação sobre a forma como o ministro da Habitação, Steve Clark, tratou a questão do Greenbelt, referindo a “potencial relevância” das alegações de que um ministro e um funcionário do Governo se deslocaram a Las Vegas com um promotor. A análise foi motivada por notícias publicadas nos meios de comunicação social.

De acordo com o comissário para a integridade, as partes envolvidas – Rasheed e o então secretário principal do premier Doug Ford, Amin Massoudi – disseram que fizeram a viagem em dezembro de 2019 e “trocaram gentilezas” com o promotor Shakir Rehmatullah no átrio de um hotel. No entanto, os registos mostram que o ministro fez realmente a viagem em fevereiro de 2020.

Rehmatullah é o fundador da FLATO Development, uma empresa que consta da lista de proprietários de dois dos terrenos retirados do Greenbelt.

Numa declaração emitida no dia 20 de setembro, Rasheed afirmou que tomou a decisão de se demitir “para não se distrair do importante trabalho do Governo”. Na mesma declaração, o ministro referiu que espera limpar o seu nome e poder regressar à equipa do Partido Conservador.

Até essa altura, Rasheed terá assento como independente na Assembleia Legislativa, representando Mississauga East-Cooksville.

Este é o segundo ministro forçado a demitir-se, depois de um relatório do comissário para a integridade ter concluído que as decisões sobre o desenvolvimento do Greenbelt foram tomadas sem transparência ou supervisão.

Numa declaração, o líder interino dos liberais de Ontário, John Fraser, afirmou que as demissões são preocupantes e um sinal de “problemas profundos” no seio do Governo.