Marcelo no Canadá: Presidente reuniu-se com Justin Trudeau em Toronto

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa estendeu-se até Ontário. O presidente chegou a Toronto na noite da quinta-feira, mas a agenda oficial começou na manhã de sexta-feira e incluiu um encontro com o primeiro ministro Justin Trudeau.

O primeiro compromisso do presidente Marcelo Rebelo de Sousa em Toronto foi um encontro com o primeiro-ministro Justin Trudeau na manhã de sexta-feira, dia 15 de setembro. Os dois líderes encontraram-se num hotel no centro de Toronto.

Marcelo e Trudeau sublinharam a rica história entre os seus países, ancorada em valores partilhados e em laços dinâmicos entre as pessoas. Os líderes discutiram a importância da colaboração bilateral contínua para enfrentar os impactos das alterações climáticas, enfatizando as formas em que o Canadá e Portugal podem trabalhar juntos para proteger o meio ambiente e promover o desenvolvimento de energia limpa.

Os dois dirigentes debateram igualmente a importância da cooperação em matéria de proteção dos oceanos e da utilização sustentável dos recursos oceânicos para o crescimento económico. Salientaram as oportunidades de colaboração noutros domínios de interesse mútuo, como o comércio, o investimento, a inovação e a segurança e defesa. O primeiro-ministro Trudeau manifestou o seu apreço pelo forte e rápido apoio de Portugal ao Acordo Económico e Comercial Global entre o Canadá e a União Europeia (CETA), que ajudou a reforçar o comércio entre os dois países e a criar oportunidades para pessoas e empresas de ambos os lados do Atlântico.

O primeiro-ministro e o presidente salientaram o empenho do Canadá e de Portugal no Indo-Pacífico, referindo o seu interesse comum em serem parceiros ativos e empenhados na região.

De seguida, ambos os chefes de Estado seguiram para o Metro Hall, onde foram recebidos pela presidente da Câmara Municipal de Toronto, Olivia Chow, e visitaram a exibição do projeto ‘Movimento Perpétuo: The Portuguese Diaspora in Canada’.

Olivia Chow, presidente da Câmara de Toronto, iniciou os discursos , dando ênfase à contribuição da comunidade portuguesa na sociedade canadiana e destacou a história da diáspora bem explícita na exposição.

O primeiro-ministro canadiano discursou de seguida, referindo aos 70 anos da imigração portuguesa, e o papel fundamental dos portugueses que ajudaram a construir o país. Trudeau reconheceu as contribuições únicas das comunidades portuguesas para a cultura do Canadá.

O presidente português também discursou, realçando o quanto os pioneiros são os heróis dos dias de hoje, tendo em conta as dificuldades que enfrentaram para proporcionar um melhor futuro às gerações vindouras.

Ambos os líderes afirmaram o seu empenho em continuar o trabalho em conjunto para fazer avançar as prioridades partilhadas pelo Canadá e por Portugal e disseram aguardar com expetativa futuras oportunidades de contacto.

Após o discurso dos chefes de Estado, surgiu a oportunidade de questionar o presidente português acerca da imigração indocumentada, já que muitos portugueses enfrentam grandes dificuldades em legalizar a sua permanência no país.

O presidente afirmou que este foi um dos vários assuntos discutidos com Justin Trudeau.

Mais tarde, o presidente foi ainda à Universidade de Toronto onde esteve à conversa com estudantes.

Durante o fim de semana, Marcelo Rebelo de Sousa cumpriu uma agenda completa com várias visitas a obras emblemáticas da comunidade luso-canadiana.