O Governo federal anunciou ontem medidas para tentar conter o aumento do custo de vida no Canadá. Justin Trudeau confirmou a eliminação de impostos e prometeu pressionar empresas de produtos alimentares para a redução de preços.
Eliminação de impostos e pressão para reduzir preços ao consumidor. Estas são algumas das medidas anunciadas pelo Governo liberal para controlar o aumento do custo de vida no Canadá.
O anúncio foi feito em London, Ontário, pelo primeiro-ministro Justin Trudeau no final de uma reunião da bancada liberal.
A redução de impostos foi confirmada com a eliminação do GST na construção de novos edifícios de apartamentos para arrendamento. Algo que se vai refletir diretamente no preço dos alugueres.
“Os canadianos estão a passar por dificuldades neste momento e nós vamos estar lá, como sempre estivemos, para apoiar as pessoas, para investir no tipo de coisas que apoiam os canadianos e fazem crescer a economia ao mesmo tempo”, disse Trudeau aos jornalistas durante o anúncio.
Quanto à pressão para reduzir os custos dos alimentos, o Governo estipulou um prazo até ao Dia de Ação de Graças para que as indústrias de produtos alimentares apresentem um plano com objetivo de estabilizar os preços a curto prazo.
Trudeau avisou que, se os gigantes do retalho não conseguirem apresentar esse plano até o ‘Thanksgiving’, comemorado a 9 de outubro, os liberais não excluem a possibilidade de medidas fiscais para impôr a estabilização dos preços.
As medidas anunciadas geraram críticas da oposição. Os conservadores alegam que o Governo demorou demasiado tempo a tomar uma atitude e o NDP acredita que a pressão na indústria de alimentos não vai surtir efeito. Já o Conselho de Retalho do Canadá afirma que o aumento dos preços se deve mais a fatores externos e que as empresas estão dispostas a discutir os desafios atuais da cadeia de abastecimento alimentar no país.