Santo Cristo de Brampton: Festa atraiu multidão de devotos

As festas do Senhor Santo Cristo de Brampton voltaram a acontecer no passado fim de semana. A festa começou ainda na sexta com uma missa para os doentes e culminou com a grande procissão no Domingo à tarde.

A fé é um elemento profundamente enraizado na experiência humana, uma força poderosa que impulsiona indivíduos a acreditar em algo que não pode ser empiricamente comprovado, muitas vezes desafiando a lógica e a razão. A fé é, em sua pura essência, a confiança inabalável na existência de algo maior, um propósito maior, na capacidade de superar desafios aparentemente insuperáveis.

Foi a fé no Senhor Santo Cristo dos Milagres que trouxe milhares até a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Brampton. Desde 2006 a irmandade do Senhor Santo Cristo de Brampton organiza os festejos no Canadá, inspirando-se na festa do Senhor Santo Cristo nos Açores.

A festa começou na sexta-feira, dia 8 de Setembro, com a missa em intenção aos enfermos e doentes.

Logo no início, a imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres de Brampton foi oficialmente revelada aos devotos sob forte comoção. A irmandade do Senhor Santo Cristo cuidadosamente conduziu a imagem até ao altar da Igreja, onde permaneceu durante toda a missa.

Quem conduziu a solenidade foi o padre açoriano Norberto Brum, convidado pela irmandade de Brampton para participar nos festejos canadianos. Para ele, a fé é o primeiro passo em busca da cura.

Com a igreja lotada, os fiéis faziam seus pedidos de cura ao santo milagreiro.

A família inteira da jovem Emily Oliveira veio até à missa para pedir pela sua saúde. A garota está a tratar um cancro.

Em um dos momentos de maior comoção, o ostensório foi levado ao redor da igreja. Nilcilene de Sousa fez questão de tocar no objeto litúrgico, para pedir pela saúde da sogra, que enfrenta um cancro.

Para o presidente da irmandade de Brampton, Guido Pacheco, a adoração ao Santo Cristo é uma demonstração de fé.

No final da missa, foi iniciada uma vigília que durou toda a madrugada e só foi encerrada na manhã seguinte, quando foi realizada uma segunda missa no Santo Cristo. Ainda no sábado, às 4 da tarde, foi realizada a mudança da imagem, com uma procissão ao redor da igreja.

Mas foi no Domingo o ponto alto da festa. Após uma missa solene conduzida pelo bispo Ivan Philip Camilleri, a irmandade do Senhor Santo Cristo iniciou os preparativos para a grande procissão. Os membros da irmandade são responsáveis por carregar o andor do santo que pesa, aproximadamente, meia tonelada. Com cuidado, os irmãos levantaram o andor e o levaram até a área externa da igreja.

Após a bênção da imagem com o incenso, os membros da irmandade do senhor Santo Cristo deram início à grande procissão. À frente do andor, flores foram jogadas ao chão para adornar os caminhos do Santo Cristo. Acompanhado de bandas filarmónicas, o andor desfilou pelas ruas de Brampton, arrastando uma multidão de devotos. Nas mãos, os terços e velas, enquanto os pés descalços pagavam por uma promessa alcançada ou por uma graça a se alcançar.

Natércia Rocha veio agradecer pela neta Ashley ter nascido com saúde.

Lúcia vem todos os anos agradecer pela cura dos filhos, que, segundo ela, foram curados da Talassemia, uma anemia hereditária grave.

Tânia veio ao lado da família e carregou o filho Gabriel nos braços durante toda a procissão. Veio agradecer por várias graças alcançadas.

Com extrema concentração, Gerónima rezava pela saúde de vários familiares, em especial sua nora, que batalha contra um cancro.

Para o bispo Ivan Philip Camilleri, a procissão é a demonstração do poder da fé dos católicos.

Várias autoridades estiveram presentes, entre eles os vereadores de Brampton Martin Medeiros e Paul Vicente, além do presidente da Câmara, Patrick Brown.

Ao fim do cortejo, o padre açoriano Norberto Brum fez o encerramento da procissão.

Na mesma oportunidade, o Presidente da Câmara de Brampton, Patrick Brown, revelou que será construído este ano um monumento açoriano no parque próximo à igreja de Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa da construção do monumento partiu do presidente da irmandade do Senhor Santo Cristo, Guido Pacheco. Guido agradeceu a presença de todos.

Além do programa religioso, as festas do Senhor Santo Cristo de Brampton também tiveram apresentações musicais. Dentre as atrações, Mário Marinho, Marya Santos, Unique Touch Band, entre outros.