Habitação no Canadá: Rendas canadianas estão mais altas do que nunca

Nunca as rendas canadianas estiveram tão altas. É o que revela um novo relatório. Um T1 custa agora em média 2.100 dólares por mês, numa subida de 10% em relação ao ano passado. Vancouver e Toronto lideram a lista de mercados mais caros.

Não se vislumbra qualquer alívio para os inquilinos canadianos, já que os custos dos alugueres continuam a aumentar em todo o país.

De acordo com o último relatório da rentals.ca, a renda média no Canadá atingiu outro recorde. O preço médio de uma propriedade com um quarto aumentou mais de 100 dólares por mês desde maio, para pouco mais de 2.100 dólares. Isto representa um aumento de quase 10% na média nacional desde a mesma altura do ano passado.

O relatório atribui o aumento do aluguer ao crescimento da população e ao aumento do custo da casa própria.

Localmente, em Toronto, o custo médio de aluguer de um quarto subiu para mais de 2.600 dólares – o segundo mais elevado do país. O primeiro lugar pertence a Vancouver, com um preço médio de aluguer de um quarto de quase 3 mil dólares.

Alberta lidera todas as províncias em termos do aumento anual do custo do aluguer, com a renda média de todas as unidades a subir 15,6% para mais de 1.600 dólares. O Quebec registou o segundo maior crescimento, com 14,2%. A renda média em Ontário registou um aumento de quase 10%, subindo para pouco menos de 2.500 dólares.

Seis outros municípios GTA juntaram-se a Toronto no top 10 das cidades com rendas mais caras, com a média de um quarto em Mississauga, Brampton, North York, Etobicoke, Burlington e Scarborough acima dos 2.100 dólares.