A presidente da Câmara de Mississauga, Bonnie Crombie, vai tirar uma licença das suas funções municipais no outono para se concentrar na sua candidatura a próxima líder dos liberais de Ontário. A notícia é avançada pelo gabinete da autarca. Crombie ainda não emitiu qualquer declaração sobre o assunto.
Bonnie Crombie vai afastar-se das funções de presidente da Câmara de Mississauga em outubro para se concentrar na candidatura à liderança dos liberais.
O gabinete de Crombie confirmou à imprensa que a licença terá início a 7 de outubro, devendo a Câmara nomear um presidente interino.
Crombie lançou oficialmente a sua campanha para a liderança em junho, depois de ter sido apoiada pela deputada do Don Valley West, Stephanie Bowman.
“Precisamos de renovar o nosso compromisso com os ontarianos de que o partido liberal de Ontário é representativo de toda a província, desde as nossas comunidades rurais e do norte até às nossas pequenas e grandes cidades”, disse Crombie ao anunciar a sua candidatura.
“Precisamos de reconstruir a infraestrutura envelhecida do nosso partido e modernizá-la para competir no ambiente político atual de ritmo acelerado. Isso inclui angariar o dinheiro necessário para competir frente a frente com os outros partidos.”
Crombie, de 63 anos, foi eleita pela primeira vez em 2014 para o cargo de presidente da Câmara de Mississauga, após a reforma da antiga presidente Hazel McCallion, e desde então foi reeleita duas vezes, em 2018 e 2022.
Os membros do partido votarão por escrutínio secreto nos dias 25 e 26 de novembro, devendo os liberais anunciar os resultados da ronda no fim de semana seguinte e um novo líder no dia 2 de dezembro para substituir Steven Del Duca
Del Duca demitiu-se depois de o partido não ter ganho lugares suficientes nas eleições do ano passado para ter o estatuto de partido oficial na legislatura pela segunda campanha consecutiva. Desde então, foi eleito presidente da Câmara de Vaughan.
A juntar-se a Crombie na corrida à liderança estão o deputado de Toronto Nathaniel Erskine-Smith, o deputado de Otava Yasir Naqvi, o deputado de Don Valley East Adil Shamji e o deputado de Kingston e das Ilhas Ted Hsu.
Todos os candidatos devem pagar uma taxa de 100 mil dólares para entrar na corrida e um depósito reembolsável de 25 mil dólares.