Novos dados do Angus Reid Institute, uma organização sem fins lucrativos, revelam o índice de aprovação dos canadianos em relação ao desempenho dos premiers de cada província.
Os dados agora revelados do Angus Reid Institute (ARI), uma fundação nacional de investigação de opinião pública, sem fins lucrativos e apartidária, traz a público a avaliação pessoal do desempenho de cada um dos premiers das províncias canadianas.
O premier de Ontário, Doug Ford, regista o maior declínio na aprovação pessoal, numa altura em que o seu Governo tenta sair do escândalo do Greenbelt. A aprovação de Ford situa-se nos 28%, o valor mais baixo do seu mandato de cinco anos.
Para além de Ford, em Saskatchewan, o premier Scott Moe regista a maior queda no seu índice de aprovação, caindo sete pontos em relação a junho. O aumento do custo de vida continua a ser uma preocupação premente na província. Mesmo assim, Moe tem 50% de aprovação dos eleitores.
Já na vizinha Manitoba, a premier Heather Stefanson vai pôr à prova o seu historial de meio mandato na província. Novos dados do ARI, revelam que a aprovação de Stefanson atingiu o seu nível mais elevado desde que assumiu o cargo em 2021, mas continua a ser a mais baixa entre os líderes provinciais. Três em cada 10 (28%) aprovam Stefanson, enquanto o dobro (60%) critica o seu desempenho.
Em Nova Scotia, a aprovação do premier Tim Houston também desce para o nível mais baixo do seu mandato, mas continua a gozar de avaliações positivas por parte de metade dos habitantes da província. O premier tem 50% de aprovação.
David Eby, premier de British Columbia, foi o primeiro a apelar publicamente ao Banco do Canadá para que suspendesse a subida das taxas de juro. Para além destes desafios financeiros, Eby passou parte do verão a visitar comunidades devastadas pelo fogo, incluindo as de West Kelowna, Penticton e a região de Shuswap. Metade (48%) aprova o desempenho do premier.
O premier François Legault declarou que sentia que o seu Governo tinha feito mais que qualquer outro Governo anterior, no que se refere à falta de professores.. O Quebec e Ottawa também anunciaram um investimento significativo para a construção de uma nova fábrica da Ford Motor Company na província. A aprovação relativamente forte de Legault por parte dos quebequenses manteve-se estatisticamente inalterada em relação ao último trimestre, com 47%.
Blaine Higgs, premier de News Brunswick, tem estado na berlinda desde que o seu Governo implementou a Política 713, que introduziu alterações à política de Orientação Sexual e Identidade de Género da província. O premier obteve uma subida em aprovação para 30%
O premier de Newfoundland and Labrador, Andrew Furey, foi também um dos três premiers a pedir ao Banco do Canadá que parasse de aumentar as taxas de juro. Furey escolheu a caneta como arma contra o aumento de custo de vida, escrevendo a Trudeau solicitando que tome as medidas necessárias para reverter a situação. O premier tem a aprovação de metade (49%) dos habitantes da província.
Alberta contra Ottawa é uma canção antiga, mas continua a ser a favorita de muitos albertenses. Danielle Smith, desafia Ottawa e Justin Trudeau, desde que venceu as eleições. Metade (47%) diz aprovar o desempenho de Smith como premier, metade (47%) não aprova.