MOEDAS GARANTE À COMUNIDADE CIENTÍFICA BRITÂNICA QUE FINANCIAMENTO AUMENTA E NÃO DIMINUI

LusaLondres, 23 mar (Lusa) – O Comissário Europeu para a Ciência e Inovação, Carlos Moedas, tentou hoje tranquilizar a comunidade científica britânica sobre o volume de financiamento para a investigação, garantindo que a ideia “não é diminuir, mas aumentar”.

“A ideia não é diminuir, mas aumentar o financiamento à ciência através do novo ‘plano Juncker’, porque vai ser muito direcionado para a área da ciência, da tecnologia, do digital e da economia do conhecimento. O que estamos a fazer é aumentar a capacidade de investir na ciência”, afirmou à agência Lusa em Londres, onde iniciou hoje uma visita de trabalho de dois dias.

O comissário europeu foi confrontado pelo geneticista e prémio Nobel da Medicina Paul Nurse, que o conduziu numa visita aos estaleiros do Instituto Francis Crick, o qual vai presidir, sobre a reafetação de verbas do programa de financiamento Horizonte 2020 para o Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos, que privilegiará projetos na economia digital e energia, infraestruturas de transportes em centros industriais, educação, investigação e inovação.