Os Toronto Maple Leafs têm muita profundidade organizacional na defesa, por isso eles usaram a sua escolha na primeira ronda do draft para escolher um jogador na posição centro, e a escolha recaiu em Frederik Gauthier, selecionado no número 21 do draft.
Gauthier, de Rimouski Oceanic, é um jogador forte nos dois sentidos, que liderou entre os jogadores na percentagem “faceoff”, no primeiro ano da Quebec Major Junior Hockey League.
“Nunca vi, em 20 anos, um garoto voltar e jogar na defesa como ele faz”, afirmou Chris Bordeleau da NHL Central Scouting. (…) “Um jovem que pode jogar na defesa como ele faz na sua idade, com esse tipo de maturidade, é muito raro.”
O diretor geral do clube de Toronto, Dave Nonis, insistiu no momento de estar no draft que não faria uma escolha-topo baseada unicamente na necessidade. “Se o melhor jogador disponível é um centro, então vamos levá-lo. Se o melhor jogador disponível é outro defesa, então vamos reservar outro”, disse Nonis na sexta-feira (dia 28). “As chances de nós escolhermos um jogador na posição centro são maiores devido ao fato de que há mais centros de qualidade disponíveis este ano, que provavelmente serão escolhidos logo na primeira ronda.”