Anthony Bennett fez história no basquetebol canadiano ao tornar-se no primeiro jogador do norte da fronteira a ser selecionado em primeiro lugar, no NBA draft (2013).
Os Cleveland Cavaliers surpreenderam a liga, ao selecionar o caloiro (avançado) da UNLV, da área Jane e Finch (Toronto), que já atuou na equipa nacional júnior do Canadá e foi o jogador do ano na Mountain West Conference, mas que raramente era apontado como uma possibilidade de escolha-topo no draft.
“Estou tão surpreso quanto todo o mundo”, declarou Bennett, momentos depois de atravessar o palco Barclays Center, no seu fato cinza e escarlate – as cores da UNLV. “Realmente não tinha ideia de quem seria escolhido na posição n.º 1 ou na posição n.º 2. (…) Mas estou muito feliz e satisfeito por ter esta oportunidade, e só tenho a agradecer a Deus por tudo.”
Tristan Thompson de Brampton foi selecionado no n.º 4, pelos Cavaliers, no draft de 2011, tornando-se a maior escolha canadiana, antes da seleção da quinta-feira (dia 27). A escolha histórica vem no meio dos dias de glória do basquetebol canadiano, e, talvez, um ano antes do que muitos tinham projetado que viesse a acontecer. O fenómeno adolescente, Andrew Wiggins, de Thornhill, Ontário, que vai jogar em Kansas na próxima temporada, é apontado como o provável primeiro selecionado no draft de 2014.