A polícia de Toronto apreendeu 62 armas de fogo após meses de investigação no chamado “Project Barbell”. Foram vários meses de buscas que levaram a que seis pessoas fossem detidas pelas autoridades.
Uma investigação de meses sobre uma alegada empresa criminosa levou à detenção de seis pessoas e à apreensão de 62 armas de fogo que a polícia diz estarem “destinadas” às ruas de Toronto.
A investigação, denominada “Project Barbell”, começou no outono de 2021, depois de membros do Grupo de Trabalho Integrado de Armas e Gangues do Serviço da Polícia de Toronto terem tomado conhecimento de dois indivíduos suspeitos de tráfico de armas de fogo na cidade.
A polícia diz que os agentes acabaram por executar uma série de mandados de busca em moradas e veículos associados aos suspeitos, a 28 de maio deste ano.
Os mandados de captura levaram à apreensão de 62 armas de fogo e a uma grande quantidade de munições e peças de armas de fogo.
Dois dos suspeitos detidos também tinham em posse armas de fogo no momento em que foram detidos pelas autoridades.
“Enquanto estamos aqui para mostrar ao público os resultados de uma investigação bem sucedida, esta não é uma boa notícia”, disse o chefe da Polícia James Ramer durante uma conferência de imprensa na sede da Toronto Police Service na College Street, na manhã de segunda-feira, 5 de dezembro.
“Devemos todos ficar perturbados por apreensões de armas desta magnitude”.
A polícia diz que muitas das armas de fogo apreendidas são pistolas Glock-style que podem ser compradas nos Estados Unidos por menos de mil dólares e depois revendidas nas ruas de Toronto por entre 4500 e 6 mil dólares.