Após um ano em que os preços dos alimentos subiram em números nunca antes vistos em décadas, devido à inflação recorde, o custo dos alimentos vai continuar a subir em 2023. Os dados foram divulgados esta segunda-feira no relatório de Preços dos Alimentos do Canadá. O último Relatório de Preços dos Alimentos do Canadá estima que os preços dos alimentos vão aumentar em média mais 5 a 7% no próximo ano, adicionando centenas de dólares às despesas anuais médias das famílias.
O relatório prevê subidas de preços em todos os grupos alimentares, mas espera que os legumes vejam o maior aumento de custos de 6 a 8%. Se for a um restaurante prepare-se para um aumento nos preços de 4 a 6%.
Prevê-se também que os preços das frutas subam até 5%, enquanto todas as outras categorias tais como carne, produtos de padaria e laticínios subam entre 5 a 7%.
O relatório revela que uma família de quatro pessoas será forçada a gastar uma média de 16.288 dólares em alimentos ao longo de 2023, um aumento de 1.065 dólares a partir deste ano. Uma família de dois adultos vai gastar 7.711 dólares, um aumento superior a 500 dólares face ao ano que está prestes a terminar.
Estes aumentos chegam à medida que a inflação alimentar permanece acima dos 10%, de acordo com os números mais recentes da Statistics Canada divulgados no mês passado.