ESPECIALISTA EM SEGURANÇA DIZ QUE O CANADÁ ESTÁ “COMPLETAMENTE DESPREPARADO” PARA UM ATAQUE TERRORISTA EM GRANDE ESCALA

O especialista em segurança e terrorismo, John Thompson, aparece no Canada AM, da CTV - 23 de fevereiro, 2015.
O especialista em segurança e terrorismo, John Thompson, aparece no Canada AM, da CTV - 23 de fevereiro, 2015.
O especialista em segurança e terrorismo, John Thompson, aparece no Canada AM, da CTV - 23 de fevereiro, 2015.
O especialista em segurança e terrorismo, John Thompson, aparece no Canada AM, da CTV – 23 de fevereiro, 2015.

O Canadá está “completamente despreparado” para um ataque num centro comercial ou noutro grande lugar público, diz um especialista em segurança, depois que o grupo terrorista somali al-Shabab pediu aos combatentes muçulmanos para lançarem ataques na América do Norte e Europa e nomeou o West Edmonton Mall como um potencial alvo, noticiou a CTV News.

Num vídeo de uma hora, postado no YouTube no fim de semana, o grupo terrorista ligado à al-Qaeda recapitulou o seu ataque ao Westgate Mall, no Quénia, em 2013, que resultou em 67 mortos. Um homem, cujo rosto está oculto por um véu, em seguida, pede ataques semelhantes em centros comerciais nos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Embora a Polícia de Edmonton e a RCMP de Alberta afirmem não ter identificado uma ameaça específica para o Canadá, especialistas em segurança sustentam que um ataque, como o do Quénia, “não é impossível” de executar aqui.

“É um dos clássicos do movimento jihad, onde eles podem obter um número de homens armados, num lugar onde eles podem controlar um grande número de pessoas. É um ataque que eles adoram executar no mundo ocidental”, disse John Thompson, especialista em segurança e terrorismo, ao Canadá AM (CTV), na segunda-feira.

Questionado se o Canadá está preparado, Thompson respondeu: “Não, nós estamos completamente despreparados para um ataque como esse.”
As forças policiais urbanas no Canadá estão “subarmadas”, indicou Thompson, observando que enquanto os oficiais transportam uma arma e, eventualmente, têm uma espingarda ou outra arma de cano longo no porta-bagagem dos seus carros de patrulha, eles carregam muito pouca munição.

Thompson acrescentou que chamar os militares para «back-up» não vai funcionar para uma força policial urbana, observando que, enquanto que os reservistas estão bem treinados, os arsenais de reservas não estão abastecidos com munições. E as unidades de combate da força regular estão a “horas de distância” das grandes cidades.

Os responsáveis do West Edmonton Mall, disseram no domingo que tinham aumentado as medidas de segurança, algumas das quais serão visíveis para as pessoas, enquanto que outras não.

Entretanto, o vice-chefe de polícia de Edmonton, Brian Simpson, garantiu no domingo, que a agência de aplicação da lei está a levar a sério a ameaça, mas que não tinha sido identificada nenhuma “ameaça específica”.

No domingo, o Ministro de Segurança Pública Federal Steven Blaney emitiu um comunicado a condenar o vídeo divulgado pela Al-Shabab.