Bruxelas, 20 fev (Lusa) — Os ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo) fazem hoje mais uma tentativa de acordo sobre a ajuda à Grécia após o termo do atual programa de resgate, havendo divergências públicas sobre o pedido formalizado por Atenas.
O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, aceitou, no pedido de extensão da ajuda à Grécia por seis meses – hoje enviado a Bruxelas -, que o Banco Central Europeu (BCE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) continuem a supervisionar a Grécia enquanto o país receber assistência financeira e compromete-se a não tomar ações unilaterais.
Atenas pediu a extensão do Programa de Assistência Económica e Financeira (Master Financial Assistance Facility Agreement, em inglês), a designação jurídica do acordo que foi celebrado para o recurso ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), que já tinha sido, em dezembro de 2014, prorrogado até dia 28.