MINISTRA LEMBRA QUE EUROGRUPO DECIDIU SÓ NEGOCIAR COM ATENAS SE HOUVER EXTENSÃO DO PROGRAMA

LusaBerlim, 18 fev (Lusa) — A ministra das Finanças disse hoje, em Berlim, desconhecer se há “material” que justifique nova reunião esta semana sobre a Grécia, mas lembrou que o Eurogrupo decidiu prosseguir discussões apenas se Atenas solicitar uma extensão do programa.

No final de uma conferência sobre a crise na UE e em Portugal, na qual participou ao lado do ministro alemão Wolfgang Schäuble, Maria Luís Albuquerque, questionada sobre se o passo que o novo governo grego estará prestes a dar — solicitar uma extensão dos empréstimos, ainda que não do programa de assistência — será suficiente, e se Portugal apoiará tal pedido, disse desconhecer qualquer proposta de Atenas, mas lembrou a decisão tomada na passada quarta-feira por todos os outros 18 países da zona euro e três instituições da ‘troika’.

“Eu não sei que passo é que a Grécia está a dar, porque a informação que tenho é da comunicação social, e não acho muito razoável fazer juízo sobre aquilo que está nos jornais. Esperaremos para ver o que é e depois veremos”, disse, apontando que uma nova reunião do Eurogrupo na sexta-feira “depende se há ou não material suficiente para justificar uma nova discussão”.