PRESIDENTES DAS GRANDES CIDADES QUEREM MAIS AJUDA DE OTAVA PARA FINANCIAR INFRAESTRUTURA

Canadian Press.
Canadian Press.
Canadian Press.
Canadian Press.

“Cada uma destas grandes cidades, em todo o Canadá, tem um problema de tráfego e transporte público”, disse Tory aos jornalistas, durante a Cimeira das grandes cidades.

Os presidentes das grandes cidades do Canadá, reuniram-se na quinta-feira na esperança de influenciar uma eleição federal iminente por compromissos de biliões de dólares de Otava para o trânsito, habitação social e outros projetos de grande investimento financeiro, noticiou a Canadian Press.

Os 18 presidentes não esconderam a sua consciêncialização de que os eleitores estão para ir às urnas em algum momento antes de novembro, enquanto discutiam o que eles estimam ser um défice de 120 mil milhões de dólares para a infraestrutura.

Embora os presidentes, com posições políticas diversas, não estivessem a procurar, enquanto grupo, endossar o apoio a qualquer partido em particular, estes não se coibiram de mostrar que desejam ver as suas necessidades atendidas.

Eles lembraram que as grandes cidades são responsáveis por cerca de dois terços da população do país, mas talvez ainda mais importante, quase metade dos círculos eleitorais federais do país – 142 assentos – estão concentrados nos grandes centros urbanos.

Os presidentes sublinharam que o primeiro-ministro Conservador Stephen Harper conseguiu o seu governo de maioria nas grandes cidades e Otava deve reconhecê-los como os verdadeiros impulsionadores da criação de emprego e da economia do país.

Entretanto, um porta-voz do ministro da Infraestrutura Denis Lebel salientou que o governo já dedicou 75 mil milhões de dólares para investir na infraestrutura pública ao longo da próxima década.