A UNESCO classificou ontem a Universidade de Coimbra como Património Mundial da Humanidade, uma distinção que deixou um País orgulhoso e que vai ser uma importante alavanca no desenvolvimento turístico da região Centro.
Eram 11h00 quando em Phnom Penh, Camboja, o presidente da comissão do Património Mundial da UNESCO pronunciou o nome da universidade da cidade dos estudantes.
Em Coimbra, o reitor ficou radiante. “É um reconhecimento fantástico”, afirmou João Gabriel Silva, reitor da UC. A candidatura portuguesa da Universidade de Coimbra, lançada pelo ex-reitor, Seabra Santos, assentou em quatro núcleos de Coimbra, na zona da rua da Sofia e na zona alta da cidade.
A distinção foi elogiada por todos. “O reconhecimento internacional da Universidade de Coimbra é uma homenagem à cultura portuguesa e à cidade de Coimbra”, afirmou Cavaco Silva, Presidente da República. “É um grande dia para Portugal e muito prestigiante este reconhecimento”, referiu Paulo Portas, ministro dos Negócios Estrangeiros. “Foi eleita por unanimidade”, realçou Barbosa de Melo, presidente da autarquia, que se deslocou ao Camboja.