Guerra da bandeira Ilha Hans: Dinamarca e Canadá partilham fronteira terrestre

FOTO: WIKIPEDIA
FOTO: WIKIPEDIA

O Canadá e a Dinamarca firmaram um acordo que resolve um problema de várias décadas, sobre qual país seria proprietário de uma ilha no Ártico. Os dois aliados da NATO, baixaram a guarda, na conhecida Guerra da Bandeira e, agora, pela primeira vez, o Canadá faz fronteira terrestre com a Dinamarca.

Pode não parecer, mas a Dinamarca e o Canadá, dois dos países mais desenvolvidos do mundo, estão em guerra há décadas. O motivo prende-se com o desejo de posse de uma pequena ilha completamente desabitada. Contudo, nesta guerra as armas são bastante diferentes.

A pequena ilha que cria chatices entre dinamarqueses e canadianos chama-se ilha Hans e conta com apenas 1,3 quilómetros quadrados de área. O pedaço de terra deserto está localizado no Ártico, mais especificamente, no Estreito de Nares – que separa a ilha de Ellesmere, que pertence ao Canadá, do norte da Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca. As águas fazem parte do território marítimo da Dinamarca e do Canadá e a ilha fica precisamente no local, por isso não tem uma soberania concreta.

No entanto, Dan Vandal, ministro de Assuntos do Norte, confirmou o acordo que permite dividir a zona desabitada entre a ilha de Ellesmere, em Nunavut, e a Gronelândia.

O acordo faz com que o Canadá, pela primeira vez, partilhe uma fronteira terrestre com a Dinamarca.

A ministra das Pescas, Oceanos e Guarda Costeira, Joyce Murray, disse que as negociações são “uma indicação da forte parceria e amizade” que o Canadá tem com a Dinamarca.