O presidente da cidade de Calgary está a avisar que o pior das inundações está por vir depois de uma parcela significativa da população da sua cidade ter passado a noite a deslocar-se para terrenos mais altos.
“Eu cresci aqui. Passei muito tempo nos rios Bow e Elbow e nunca vi o rio tão alto ou tão rápido”, disse Naheed Nenshi, numa conferência de imprensa, sexta-feira de manhã cedo (dia 21).
As fortes chuvas, há oito anos atrás, trouxeram inundações que causaram danos em cerca de 40 mil casas em Calgary e resultaram na evacuação de mais de 1.500 Calgarianos. Isso resultou em 275 milhões de dólares em perdas de seguro. Nenshi disse que isto é pior.
Foram evacuados os habitantes de bairros inteiros ao longo dos dois rios. As autoridades municipais estimam que até 100 mil poderiam estar fora de suas casas.
A polícia pediu à população que fique longe do centro da cidade e não vá trabalhar. Todas as escolas – tanto católica e pública – estão encerradas, enquanto que as escolas católicas na Chestermere, Airdrie e Cochrane estavam para ser encerradas.
O zoológico de Calgary, localizado na St. George’s Island, fechou as suas portas e começou a tomar medidas “para proteger e movimentar os animais para locais seguros”.
Tem sido uma semana chuvosa em grande parte de Alberta, mas na quinta-feira a Bacia do Rio Bow foi atingida com mais 100 milímetros de chuva. A previsão do Environment Canada aponta para mais chuva hoje na região, mas em quantidades muito menores.