TEMPO DE ESPERA PARA OS IDOSOS VEREM O MÉDICO NO CANADÁ SUPERAM O DE OUTROS PAÍSES

Foto de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/CP/John Lehmann
Foto de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/CP/John Lehmann
Foto de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/CP/John Lehmann
Foto de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/CP/John Lehmann

Um novo relatório diz que os idosos canadianos têm tempos de espera mais longos para ver um profissional de saúde quando precisam de atendimento médico, em comparação com as pessoas mais velhas em 10 outros países de rendimento elevado, noticiou a Canadian Press.
No entanto, os canadianos mais velhos afirmam que quando eles veem o seu médico, os resultados são mais positivos para muitos aspetos dos seus cuidados de saúde.
O relatório dos Institutos Canadianos para a Informação de Saúde é baseado num estudo do Commonwealth Fund, junto de pacientes com 55 e mais anos de idade da Austrália, Canadá, França, Alemanha, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA.
Entre os 5.300 canadianos que completaram o estudo, mais de metade indicou que teve de esperar pelo menos dois dias para ver um médico ou enfermeiro, enquanto que quase um terço esperou seis dias ou mais.
O estudo também constatou que os canadianos mais velhos têm os tempos de espera mais longos relatados para ver um especialista, com 25 por cento a ter de esperar dois meses ou mais por uma consulta.
Os idosos canadianos também tiveram mais dificuldade em obter cuidados médicos, após o serviço ou nos fins de semana, do que os congéneres de outros países, com 37 por cento a ter de ir a uma sala de emergência de um hospital para tratar de condições que poderiam ter sido resolvidas pelo seu médico.
O presidente e CEO do CIHI, David O’Toole, refere que os tempos de espera para os cuidados primáros e especializados no Canadá não melhoraram desde que foram relatados pela primeira vez em 2007.
No entanto, quando os idosos canadianos vão ver um médico, eles relatam ter recebido cuidados de sáude de qualidade, o que está a par com, ou melhor do que, a média internacional.
Os canadianos mais velhos são mais propensos a fazer uma revisão dos seus medicamentos por um profissional de saúde do que os idosos de outros países e mais propensos a ter conversas sobre os objetivos do tratamento para condições crónicas e hábitos de saúde saudáveis.