A bandeira francesa esteve ontem hasteada no exterior da Câmara Municipal de Toronto, em solidariedade com o povo da França e em memória das 12 pessoas mortas, durante um ataque terrorista a um jornal em Paris na quarta-feira, noticiou a Citynews.
O semanário satírico Charlie Hebdo tinha há muito declaradas ameaças para as suas representações do profeta Maomé, embora também tenha satirizado outras religiões e figuras políticas.
O presidente John Tory disse aos Torontenses que deveriam permanecer firmes nas suas crenças da liberdade de expressão e apoiar aqueles que estão a lutar para que esta seja escutada em todo o mundo.
Entretanto, o primeiro-ministro Stephen Harper declarou na quinta-feira que o ataque a Charlie Hebdo foi um ataque à democracia.
A Embaixada do Canadá em Paris esteve com a bandeira a meia haste e algumas publicações canadianas adiantaram que vão publicar os «cartoons» como uma demonstração de solidariedade para com o jornal, com sede em Paris.
O vereador Norm Kelly revelou que tinha pedido à CN Tower para ficar iluminada de vermelho, branco e azul – as cores da bandeira francesa – na quinta-feira à noite.