Os preços baixos dos combustíveis significam que os canadianos terão mais dinheiro nos seus bolsos e, possivelmente, carros maiores nas entradas das garagens, de acordo com um especialista.
O consultor do setor automóvel Dennis DesRosiers prevê que os preços do petróleo e dos combustíveis (ainda em queda) poderão levar os consumidores a procurar adquirir veículos maiores e menos eficientes em termos de consumo de combustível.
As vendas de carros elétricos e híbridos irão sofrer, disse DesRosiers à CBC News.
Os preços da gasolina na área de Toronto custavam em média 91,5 cêntimos por litro na quarta-feira, de acordo com o website Toronto Gas Prices.
Cada baixa de 10 cêntimos coloca 5 mil milhões de dólares nos bolsos dos condutores canadianos, adiantou DesRosiers.
“Poderá chegar aos 20 mil milhões, o que será uma grande quantidade de dinheiro disponível para as pessoas reinvestirem nos seus automóveis”, acrescentou.
O negociante de automóveis Frank Romeo, da Pineview Hyundai em Vaughan, refere que os custos dos combustíveis são geralmente uma grande preocupação para os consumidores – mas não recentemente.
As vendas do utilitário desportivo Santa Fe “nunca foram tão fortes”, salientou. “E eu acho que os preços dos combustíveis estão a contribuir.”