Seis décadas passadas desde a chegada oficial do primeiro emigrante português ao Canadá, é tempo de celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, onde quer que existam portugueses.
Assim, em London, Ontário, cidade onde residem cerca de 40 mil luso-canadianos, e através do Clube Português de London decorreu, como já vem sendo hábito há mais de 40 anos, um programa alusivo a esta data. Na sexta-feira (dia 7), o içar das bandeiras e o cântico dos respetivos hinos nacionais Canadá e Portugal, foi o pontapé de saída para um programa que parecia prometer, como testemunhava a elevada afluência de público. Na cerimónia de abertura, foram várias as individualidades presentes, mas foi o presidente do PC London, Joe Teodoro, que usou da palavra tendo, sucintamente, falando acerca do porquê desta comemoração.
Seguiu-se o presidente da Assembleia Geral do clube, Domingos Mendes, outro ícone da comunidade luso-canadiana a nível local e provincial, a deputada provincial Teresa Armstrong (London-Fanshawe), Bill Armstrong (representante da City Hall London) e António Seara (director e proprietário do jornal Portugal Notícias). A Banda Lira do Divino Espírito Santo acompanhou o público que cantou em coro os hinos nacionais dos dois países.