O responsável pela mais grave fuga de informação da história dos EUA saiu do anonimato. Chama-se Edward Snowden, tem 29anos e revelou que a National Security Agency (NSA), a mais secreta agência de espionagem norte-americana, vigia diariamente os telefonemas e o uso da internet de milhões de cidadãos nos EUA e noutros países. Snowden defende-se: “Não podia permitir o uso abusivo do poder, a destruição da privacidade e a violação da liberdade das pessoas.
”Refugiado em Hong Kong desde o final de maio, Snowden afirma que trabalhou para a CIA e para a NSA e, agora, depois de revelar os abusos da espionagem, sabe que nunca mais poderá viver nos EUA e diz que pedirá asilo “a qualquer país que acredite na liberdade de expressão e se oponha a que a privacidade dos cidadãos seja posta em causa”.
O denunciante diz que a desilusão com as políticas do presidente Barack Obama foi o que acabou por decidi-lo a divulgar os segredos. “Não quero atenção pública”, assegura. A sua motivação é preservar as liberdades do Mundo em que nos habituámos a viver. Snowden diz não temer a morte e confessa um único receio: “O que me faz perder o sono é que façam mal à minha família.”