AEROPORTO PEARSON “MELHORA” PLANO DE OPERAÇÕES DE INVERNO

Imagem de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/Fred Lum
Imagem de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/Fred Lum
Imagem de arquivo. THE GLOBE AND MAIL/Fred Lum
Imagem de arquivo.
THE GLOBE AND MAIL/Fred Lum

O aeroporto mais movimentado do Canadá adotou um plano de operações de inverno “melhorado” para melhor atender as necessidades dos seus passageiros, noticiou a Canadian Press na sexta-feira.

O novo plano para o Aeroporto Internacional Pearson, de Toronto, vem depois de um janeiro “gelado” que desencadeou uma paralisação parcial, que atrasou as viagens por vários dias.

A autoridade dos aeroportos da Grande Toronto (GTAA, na sigla inglesa) diz que o aeroporto tem um novo equipamento de remoção de neve e “estações de aquecimento” para os funcionários ao ar livre.

Foram também feitas melhorias aos programas de gestão do tráfego de aeronaves, para permitir um melhor equilíbrio entre a capacidade dos aeroportos e a procura em condições atmosféricas adversas.

O aeroporto também está a focar-se em melhorar a comunicação com os passageiros, através de atualizações via telas de terminais e do seu website, bem como um novo aplicativo móvel.

O aeroporto vai garantir que os passageiros, que enfrentam atrasos prolongados durante o tempo severo do inverno, tenham acesso a “bens essenciais”, como água ou fraldas.

O Pearson declarou o chamado “ground stop”, em 7 de janeiro deste ano, após as leituras de sensação térmica rondar a marca de -40 C, levando a que centenas de voos fossem cancelados.

Milhares de passageiros dormiram no aeroporto e havia montanhas de bagagem à espera para «pick-up». À época, a GTAA justificou que a decisão foi tomada por causa do frio estar a afetar os equipamentos e para minimizar o tempo ao ar livre dos funcionários. Mais tarde, esta pediu desculpas pelos atrasos.