BES: PASSOS ADMITE HIPÓTESE DE RECAPITALIZAÇÃO DA CAIXA E DIZ QUE PROBLEMA FOI DE “MÁ GESTÃO”

LusaLisboa, 27 nov (Lusa) — O primeiro-ministro admitiu hoje que o Estado pode ter de recapitalizar a Caixa Geral de Depósitos caso haja prejuízo “muito elevado” na venda do Novo Banco, salientando que o problema do BES foi “de má gestão e não de supervisão”.

Em entrevista à RTP, o primeiro-ministro considerou “muito pouco provável” que exista um custo direto para os contribuintes, mas admitiu que possa existir uma consequência indireta: “Pode vir a ter um custo — não é para o contribuinte português — é para a Caixa Gera de Depósitos. Por via indireta, esse custo significa uma de duas coisas: que a Caixa não dará resultados tão bons (…) ou que o Estado pode mesmo necessitar de fazer alguma recapitalização da Caixa se o custo for muito elevado”.

Pedro Passos Coelho voltou a defender a solução encontrada pelo Banco de Portugal para o caso BES, através de uma resolução, e frisou esta foi apoiada pelo Governo, através de “muitas trocas de impressão”, dizendo que “o que aconteceu no BES não é resultado de má supervisão, é resultado de má gestão do banco”.